Transição de Carreira: Como o autoconhecimento ajuda nessa etapa?

A transição de carreira é uma etapa para a qual a maioria das pessoas não está preparada. Isso acontece principalmente por conta do medo do que é novo e até das dúvidas em relação ao que esperar da trajetória profissional.

Diante desse cenário, o autoconhecimento acaba sendo uma excelente ferramenta de superação nessa importante etapa da vida. Por saber disso, portanto, falaremos aqui a respeito de como ele pode ser útil na prática. Confira!

Fases difíceis na transição de carreira

Antes de qualquer outra coisa, é preciso entender que toda transição de carreira traz consigo uma série de dificuldades.

Apesar da lista ser grande, no entanto, podemos dizer que as principais são aquelas que chamaremos de fase dos três “is”. Ela é composta por insatisfação, incerteza e insegurança.

Tratam-se de três sentimentos que muitas vezes podem até boicotar o avanço na carreira. O motivo é que a combinação das três costuma frear toda motivação e por consequência gerar uma certa estagnação.

Um dos elementos principais para o antídoto contra essa situação, portanto, é o autoconhecimento.

O que é o autoconhecimento?

O autoconhecimento pode ser definido de maneira bem abrangente. A grosso modo, no entanto, podemos simplificar isso dizendo que é simplesmente a sabedoria para identificar os próprios pontos fortes e fracos.

Por meio dele é possível driblar praticamente todas as dificuldades encontradas na fase de transição de carreira. A seguir você entende o porquê.

Como o autoconhecimento ajuda mudar o rumo profissional?

Na fase da insatisfação o autoconhecimento é útil para entender os motivos que geram o desânimo.

Seria falta de interesse pela área de atuação? Falta de perspectiva de crescimento? Atividade que não gera prazer pessoal? Uma imersão profunda nas próprias características é capaz de responder essas e outras perguntas.

Já em relação às incertezas, ele contribui ao levar a um melhor entendimento sobre as 16 áreas fundamentais da vida. Isso ajuda a compreender com a máxima exatidão as áreas de atuação mais indicadas ao perfil pessoal.

Como resultado disso, há uma segurança maior na tomada de decisão quanto ao rumo da vida. Então na prática, portanto, quer a última fase, que é a da insegurança, por consequência também é superada.

Para atingir esses processos, no entanto, é importante contar com uma boa plataforma de assessment. É aí que surge a presença da C-VAT Brasil, pois somos hoje uma das maiores referências no assunto.

O papel da Auto Imersão C-VAT Brasil

A proposta de Auto Imersão da C-VAT Brasil permite uma rápida compreensão das próprias preferências e comportamento. Graças às dinâmicas e materiais apresentados, é possível entender qual é exatamente o próprio perfil.

É Networker? Cuidador? Expressivo? Perfeccionista? Organizador? Artesão? Investigador? Artístico? A resposta surge através de uma série de estratégias e até um relatório descritivo dos valores pessoais.

Você pode conhecer todas as atribuições da plataforma e entender a proposta por completo acessando a página de Auto Imersão da C-VAT. Para isso basta clicar aqui.

Em caso de dúvidas, fale conosco por meio do nosso WhatsApp Chat, também disponível na página.

Leia Também: Gestão de RH: Quais as melhores ferramentas para um bom trabalho?

Tags: | |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *