Recrutamento e Seleção: Como otimizar esse processo? [04 Passos]

Um processo de recrutamento e seleção sempre demanda tempo e investimento financeiro, assim, o grande desafio dos gestores é justamente não desperdiçar esses recursos de maneira errada e com um processo ineficiente.

Nesse contexto, questões como diminuir custos, tempo e investimento de pessoal envolvido sem aumentar a taxa de rotatividade (turnover) nas contratações tornam-se uma tarefa desafiadora. 

A grande questão é utilizar um processo otimizado que garanta a qualidade e assertividade da contratação.

Um estudo apontado pela Robert Half mostrou que no Brasil a média de contratações erradas, com necessidade de serem refeitas, ultrapassou os 80% em 2020, o que representa mais que o dobro em comparação com outras 12 nacionalidades participantes da pesquisa. 

Pensando nisso, preparamos este conteúdo com os 4 passos de como otimizar o seu processo de recrutamento e seleção mantendo a assertividade nas contratações.

1° Seja claro na descrição da vaga

Seja cuidadoso na hora de expor, de forma clara, as características da vaga. Esse cuidado na descrição, por mais que pareça óbvio, irá aumentar a eficiência do seu processo de recrutamento e seleção. Esse tipo de ação faz com que de fato candidatos com familiaridade à vaga participem, evitando a descoberta de informações básicas durante o processo e causando a sensação de perda de tempo para ambos os lados.

É importante sempre destacar informações como:

  • Faixa salarial 
  • Tipo de contrato
  • Responsabilidades da vaga 
  • Benefícios 
  • Local e horário 
  • Requisitos 

Os bastidores da preparação de um processo, otimizam o todo o tempo ao decorrer dele, como veremos também no próximo ponto.

2º Trace o perfil desejado  

Uma situação muito comum dentro de empresas é se deparar com uma quebra de expectativa diante do perfil comportamental do contratado em execução de trabalho, após o processo seletivo finalizado. E aqui, o erro não se encontra nos candidatos em si, mas no planejamento do processo, especificamente do perfil desejado para a vaga.

Para que não haja quebra de expectativas, é necessário que nos bastidores a empresa saiba traçar o perfil comportamental e cultural que possui fit com a cargo, o que não necessariamente tem relação com as competências técnicas do candidato.

Para isso é necessário entender questões como “Proatividade é um requisito para essa vaga? ”, “o candidato obrigatoriamente precisa saber trabalhar em equipe? ”, “ele precisa ter um perfil de liderança para o cargo? ” “Uma visão empreendedora é essencial? ”

Nesse contexto, com todas as soluções necessárias, a C-Vat é referência em expor se há fit ou não entre candidato e vaga a partir de análise cultural e comportamental, otimizando o seu processo de recrutamento. 

3° Tenha uma análise clara para o perfil ideal do candidato

Depois de ter feito uma descrição clara e precisa sobre a vaga, o próximo passo nesse é justamente contar com facilitadores para a análise completa dos perfis recebidos para o cargo.

É importante que você consiga visualizar de forma clara e objetiva as características culturais e comportamentais de um candidato para realizar o comparativo com as responsabilidades e características da vaga.

Nessa hora, ferramentas como o C-VAT permitem descobrir os valores culturais e as características comportamentais dos candidatos, para que você encontre o fit ideal para com a sua empresa, podendo assim, aproveitar ao máximo o potencial do colaborador.

Leia Também: Fit Cultural: O que é como e como implantar na sua empresa.

Com isso você pode observar em que medida os valores pessoais de cada candidato influenciarão na postura e atitude dentro da organização.

4° Banco de talentos

Não pare de buscar bons colaboradores. Dependendo do cargo, a taxa natural de rotatividade exige contratações frequentes, o que também acontece com empresas em expansão acelerada.

Para isso, é de extrema importância a criação e atualização de um banco de talentos que, de maneira mais ágil, pode ser feito diretamente no site institucional da empresa ou utilizando plataformas específicas do mercado. 

Gostou do conteúdo? Agora você pode otimizar seu processo, gastando menos e aumentando a taxa de assertividade nas contratações.

Tags: | | | |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *