Qual carreira seguir? Como saber e definir esse trajeto de vida?

Terminando o ensino médio ou pensando em uma transição após muito tempo afastado dos estudos, a questão sobre qual carreira seguir acaba tirando o sono de muitas pessoas.

O medo de escolher a carreira errada, se dedicar em algo em que não se desenvolve bem ou algo que não goste é frequente. 

Como saber qual carreira seguir?

De fato, não existe um caminho mágico ou receita pronta para designar qual profissional você deve seguir, porém existem algumas dicas e testes que podem te ajudar a tomar uma decisão mais assertiva. 

Antes de qualquer coisa, é importante tomar cuidado para não ser influenciado por amigos ou familiares. Você é quem define o trajeto da sua vida, é você, e só você quem seguirá a profissão que escolher, e vale ressaltar que a decisão é sua. Isso não exclui o fato de você poder ouvir opiniões e conselhos.

Confira algumas dicas para escolher a carreira que seguir:

Faça um teste vocacional

O teste vocacional consiste em perguntas objetivos e de múltipla escolha, onde o objetivo é encontrar os traços mais fortes de sua personalidade, fazendo a combinação das suas preferências pessoais com inclinações profissionais, para que você tenha uma noção mais clara de qual carreira tem mais a ver com você.

O resultado do teste mais profundo e completo é o resultado do teste de carreira oferecido pelo C-VAT. 

Converse com profissionais da área

Pensando em cada vez mais se distanciar do medo de errar quando a primeira carreira mais atrativa vier à sua mente, uma das coisas mais interessantes a se fazer é conversar com profissionais que já atuam na área. 

De preferência, escolha um profissional formado a um bom tempo e um outro recém-formado, com certeza terá alguns pontos de vista diferentes e isso te ajudará a formar suas conclusões. Encontrar esses profissionais pode ser mais fácil do que parece, você pode ir à Workshops, palestras e até mesmo assistir a vídeos no Youtube. 

Aproveite para tirar suas dúvidas, entender a perspectiva de carreira, os trajetos disponíveis para serem seguidos, a condição de trabalho no Brasil, requisitos para cada área, etc. Não tenha medo, faça perguntas até ficar tranquilo sobre a decisão. 

Leia o Artigo: Transição de Carreira: Como o autoconhecimento ajuda nessa etapa?

No fundo você sabe do que gosta

Não importa o profissional de carreira, todos concordam com algo: autoconhecimento é essencial para escolher bem a carreira que seguir.

Do que você gosta de fazer? Comece por coisas pessoais com que se da bem, depois passe a fazer uma lista de matérias que mais gosta na escola, liste seus hobbies, seus passatempos, os assuntos mais interessantes para você, aquilo que você passa horas ouvindo.

E aí, gostou do conteúdo? Espero ter ajudado a te deixar mais perto da escolha certa para sua carreira.Leia também: Os 3 perfis mais comuns de um Líder: Quais são e como isso na carreira?

Tags: | | |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *