O que é Liderança e qual é a importância do autoconhecimento para ela?

O tema liderança, ainda hoje gera muitos debates nas mais diversas esferas do mundo corporativo, pois se trata de algo absolutamente complexo. O motivo é que de certa forma vai na contramão da visão tradicional do chefe, que por muito tempo foi o maior ícone de gestão.

O papel do líder vai muito além do mero processo de selecionar uma equipe e dar ordens para o cumprimento de tarefas. É preciso uma profunda compreensão dos valores individuais e de si próprio para que os conceitos de liderança sejam de fato aplicados.

O que é liderança?

No mundo moderno, a liderança pode ser definida como o ato de fazer pessoas contribuírem com um objetivo e se sentirem felizes ao fazê-lo. Trata-se de levar os colaboradores a se sentirem importantes e motivados na jornada rumo ao sucesso.

Na prática, portanto, é papel do líder entender os valores pessoais de cada liderado para extrair o melhor que cada um tem a oferecer. Mas não significa apenas levar em consideração os objetivos coletivos.

Uma boa liderança também se preocupa realmente com cada colaborador a ponto de ajudá-lo em seus desafios pessoais. O motivo é que, quanto melhor o colaborador estiver, emocional e mentalmente, mais feliz se sentirá em contribuir.

É basicamente uma engrenagem que trabalha em favor da produtividade. Para entender isso é preciso considerar algumas funções básicas, mas importantes da liderança. São elas:

• O exemplo – um bom líder precisa antes de qualquer coisa, saber que ele é o espelho de sua equipe. O mantra do “faça o que eu digo, não faça o que eu faço”, portanto, já não se aplica mais;

• O conhecimento sobre cada colaborador – entender os anseios, motivações e desejos de cada liderado também é função do bom líder. É isso que o guiará no processo de extrair o melhor de cada um em favor dos objetivos da organização; e

• O autoconhecimento – antes de buscar o conhecimento sobre os liderados, é preciso conhecer bem a si próprio. Só assim é possível desenvolver o próprio perfil de liderança.

A importância do autoconhecimento na Liderança

Por meio do autoconhecimento, é possível entender as próprias fraquezas e pontos fortes, o que torna possível a definição do próprio perfil. Graças a isso, se torna mais fácil antever uma série de conflitos e já pensar nas respectivas soluções no trato com os colaboradores.

A boa notícia, é que os brasileiros hoje podem contar com o serviço da C-VAT Brasil. Somos um projeto assessment especializado na promoção do autoconhecimento seja para líderes, liderados ou até quem busca um norte para a carreira.

Leia também: Gestão de RH: Quais as melhores ferramentas para um bom trabalho?

Sobre a C-VAT

Com plataforma direcionada a profissionais de liderança, RH, liberais, coaches e até terapeutas, promovemos uma profunda auto imersão para descoberta de valores pessoais.

Em outras palavras, oferecemos uma ferramenta capaz de guiar os mais diferentes perfis de profissionais em uma jornada de autodescobrimento. Tudo isso por meio de relatórios e análises, sejam comportamentais ou estratégicas de diversas áreas da vida.

Você pode comprovar isso na prática agora mesmo clicando aqui para acessar nossa página de Auto Imersão. Em caso de dúvidas, fique à vontade para nos chamar pelo WhatsApp Chat disponível na página.

Tags: | | |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *