O Autoconhecimento e a PNL: O que é e como promover?

A PNL é uma ciência que vem sendo muito comentada nos últimos anos, e razões para isso não faltam, e uma de suas maiores virtudes é o auxílio na jornada do autoconhecimento, o que está diretamente relacionado à conquista de objetivos.

Trata-se de uma área que, apesar de consideravelmente recente, vem contribuindo com o crescimento pessoal e profissional de milhares de pessoas.

A seguir, você entenderá melhor o que ela é na prática e qual a importância do autoconhecimento para uma completa mudança de vida.

O que é a PNL?

A sigla em si, significa Programação Neurolinguística, mas o sentido prático disso é bem mais amplo. Diferente do que muitos acreditam, não se trata apenas de pensar, falar ou agir com positividade – muito embora isso seja parte do processo.

Surgida nos anos 70 nos Estados Unidos, essa ciência ainda segue em fase de aperfeiçoamento. Apesar disso, já revoluciona as áreas de interação e desenvolvimento o humano.

Definir friamente o que ela é, contudo, não é missão das mais fáceis, pois pode ser muitas coisas de uma só vez. Mas conforme disse Richard Bandler, um de seus criadores, ela é na prática um “processo educacional para melhor uso do cérebro”.

Essa simples definição já deixa claro que o autoconhecimento é parte fundamental do processo de PNL. Isso porque, só é possível experimentar uma reeducação a partir de um profundo conhecimento de si mesmo e da própria maneira de pensar.

A importância do Autoconhecimento

Embora não seja o único fator determinante para o sucesso, o autoconhecimento pode ajudar a melhorar diversos aspectos da vida. Ele pode, por exemplo, levar ao reconhecimento de que a busca pela felicidade em fatores externos é um erro.

Além disso, ajuda a não perder oportunidades em função do medo, desenvolver a auto aceitação e até evitar sentimentos de frustração e ansiedade. Já em relação ao desenvolvimento pessoal, pode contribuir com melhoria na forma de se expressar e na produtividade.

Como consequência disso, é possível experimentar maior conscientização dos atos e a formação de uma opinião própria.

Dicas para promover o autoconhecimento

A melhoria nas fases do autoconhecimento é obtida através de uma PNL combinada ao coaching. Em relação aos aspectos gerais para uma melhoria de vida, isso pode ser potencializado por um bom assessment.

De modo geral, no entanto, qualquer pessoa pode começar fazendo alguns exercícios básicos. A lista de exercícios pode incluir tarefas como:

  • Escrever diferentes sentimentos negativos que surgem no dia a dia (decepções, frustrações, arrependimentos, etc);
  • Refletir sobre o modo com que lida com cada situação; e
  • Focar em mudar as reações por meio de um pensamento mais positivo – isso ajuda a melhorar a vida emocional e se relacionar melhor consigo mesmo e com os outros.

Como potencializar a busca pelo autoconhecimento

Conforme já mencionado, um bom assessment é fundamental para um profundo entendimento do PNL e busca do autoconhecimento. É exatamente nesse sentido que trabalhamos aqui na C-VAT Brasil.

Somos uma empresa com soluções que contribuem com o crescimento pessoal e profissional.

A prova disso é o nosso serviço/plataforma de Auto Imersão, que você pode conferir clicando aqui.

Nossa ideia é levar cada pessoa a atingir o máximo de seu potencial por meio do autoconhecimento.

Tags: |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *