Marketing: O que é e qual a importância de ter em uma empresa?

O poder do marketing vem sendo muito debatido nos últimos anos, e não por acaso. Trata-se de um aspecto fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento, seja no âmbito online ou mesmo no offline.

Apesar disso, porém, muitas empresas, especialmente de pequeno e médio porte, ainda não se atentaram para sua importância.

A verdade, no entanto, é uma só: sem o marketing um negócio dificilmente vai prosperar a ponto de atingir o seu máximo potencial.

Na sequência você entenderá o motivo.

O que é o marketing?

A grosso modo, podemos dizer que o marketing é um conjunto de estratégias que visa influenciar o público a comprar ou reconhecer determinada marca.

Diferente do que muitos pensam, portanto, publicidade não é marketing, mas sim uma das estratégias utilizadas por ele.

Isso quer dizer que, para atingir os objetivos do marketing, é possível recorrer a peças publicitárias. Estas, por sua vez, podem ser veiculadas na internet, televisão, rádio, jornais ou quaisquer outras mídias com potencial para visibilidade.

Por que o Marketing é importante?

Explicada essa parte, pode-se dizer que o marketing é fundamental para que uma empresa alcance seus objetivos. Isso porque, como diz um antigo ditado, quem não é visto não é lembrado, e é exatamente assim que o mercado funciona.

Em outras palavras, um consumidor potencial jamais se lembrará de uma empresa sobre a qual nunca ouviu falar. Diante disso, podemos concluir que, antes de qualquer coisa, o marketing é importante para tornar uma marca conhecida. Essa parte em particular é conhecida como branding.

Agora, claro que não se trata do único objetivo do marketing, longe disso. Além de tornar a marca conhecida, determinadas estratégias têm o poder de conduzir potenciais clientes ao processo de compra.

Nessa modalidade o objetivo é que os investimentos feitos tragam retorno financeiro imediato aos caixas.

Nesse caso, o planejamento deve ser focado em conversão, ou seja, em vendas. Isso independe se o produto é algo físico, virtual, ou até mesmo um serviço, a meta é vender.

Gasto x investimento

Quando se trata de marketing, considerar os valores empregados nas estratégias como se fossem gastos é um erro muito comum. O motivo é que, na prática, tudo aquilo que tem potencial para trazer retorno financeiro, é na verdade um investimento, não gasto.

Colocar dinheiro em qualquer estratégia de marketing, porém, está longe de ser garantia de lucro. Por isso mesmo, antes de investir nesse sentido, é importante que se tenha um profundo conhecimento do mercado.

Além disso, também é preciso entender bem o próprio perfil de gestão e do empreendimento em si. Isso porque do contrário, é praticamente impossível conseguir definir objetivos com base no real potencial do projeto.

Nesse caso, pode ser interessante, portanto, recorrer a uma boa plataforma de assessment. É aí que entra a C-VAT Brasil.

Somos uma empresa que oferece solução completa para auto imersão. O resultado é um raio x completo de comportamento e de valores pessoais. Isso ajuda os empreendedores a entenderem melhor seus clientes e até os colaboradores, elevando assim os lucros.

Você pode conhecer agora mesmo o projeto de Auto Imersão da C-VAT Brasil clicando aqui. Em caso de dúvida, basta chamar no WhatsApp Chat que está sempre disponível na página.

Leia também: Transição de Carreira: Como o autoconhecimento ajuda nessa etapa?

Clique aqui e entre em contato com nossa equipe de suporte para tirar dúvidas.

Tags: | | | |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *