Impulsione sua retenção de colaboradores com apenas três estratégias

Fidelizar e obter os melhores talentos, não é uma tarefa fácil. A retenção de colaboradores vai muito além de discurso motivacional.

Traçar uma estratégia é importante para fazer este procedimento corretamente.

Os incentivos da empresa para essa retenção podem variar entre plano de carreira, treinamentos ou programas de especializações.

O plano de carreira, por exemplo, deverá ser planejado ainda no começo, quando o funcionário já começa a mostrar suas qualidades e habilidades, este plano deverá ser conciso e bem estabelecido, para proporcionar chances para todos os funcionários.

Pensando nisso, preparamos este artigo para que você saiba a importância da retenção de colaboradores e adquira estratégias para efetuá-las.

O que a retenção de colaboradores?

Vamos iniciar esse processo explicando o que é a retenção de colaboradores. Simplificando esse termo, a retenção nada mais é do que a permanência dos colaboradores na empresa.

Estratégias para fazer a retenção de colaboradores que os RHs devem utilizar!

1º Os colaboradores devem ocupar posições conforme suas aptidões

Se a sua equipe é produtiva e satisfeita, o ambiente de trabalho torna-se mais leve.

Pós-pandemia muitas pessoas passaram a se questionar se realmente trabalhavam com o que tinham habilidade em fazer e isso elevou o número de rotatividade dentro das organizações.

Os valores pessoais estão intimamente ligados a essas habilidades, que ditam muito dos nossos comportamentos e atualmente vem sendo uma prioridade relevante na hora da contratação.

Mesmo que você não tenha um departamento de RH, e ainda não conhece nenhum teste de análise comportamental, é possível utilizá-los na hora da contratação de maneira simples e eficiente.

2º Desenvolva uma cultura de feedback

O feedback deve ser acompanhado de uma crítica construtiva que ajuda a sua equipe a evoluir e trabalhar com bom desempenho.

Tenha empatia e postura na hora de avaliar o colaborador, faça tudo de maneira natural e interativa.

Utilize gráficos, questionários, mostre avaliações de clientes e também avaliações dos próprios colegas.  

Inclua o feedback na rotina da sua empresa para que seja feito de maneira mais leve e descontraída, como agendar um café para esse bate papo.

3º Proporcione um ambiente confortável

Ao acordar o colaborador precisa se sentir motivado a ir para a empresa.

Por isso é importante promover um ambiente de trabalho com clima agradável para que seus funcionários possam trabalhar com tranquilidade.

Estabeleça um clima onde ele se sinta incluído na empresa e possa expor a opinião de forma colaborativa para o crescimento da organização e o seu próprio crescimento.

Peça opiniões de seus funcionários através de enquetes, para que eles possam indicar melhorias dentro da empresa.

Crie no seu ambiente de trabalho, reuniões de acolhimento, para que os colaboradores possam perceber que existe um interesse pelo bem-estar e carreira dos colaboradores.

Mantenha um contato e seja flexível com seus colaboradores, lembre-se que a retenção dos colaboradores ocorre através de um bom diálogo e da promoção de políticas de engajamento.

Portanto, se você pretende impulsionar a sua retenção de colaboradores e não sabe ao certo quais passos seguir, fale com nossos Especialistas e descubra como direcionar seu negócio no rumo certo.

Tags: | | |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *