Entenda o que é o Departamento Pessoal e suas principais funções.

Com certeza, você já ouviu falar sobre alguma empresa que possui problemas e algumas dificuldades em solucionar questões burocráticas ou até em cumprir as exigências trabalhistas.

Neste caso, é bem provável que este problemas estejam ligados ao seu Departamento Pessoal.

que é um Departamento Pessoal? 

O Departamento Pessoal é a parte da empresa responsável pela gestão de pessoas, emissão e organização de documentos.

Além disso, esse departamento é encarregado pelos salários, férias e controle das relações trabalhistas existentes.

Funções e cargos

Os principais cargos presentes no DP são: auxiliar, gerente, assistente, técnico e analista etc.

Desse modo, as atividades desses trabalhadores é manter a atualização do setor, gestão de documentos, além da avaliação de prazos e normas referentes ao Ministério do Trabalho.

Importância para a empresa

Sendo assim, na prática, esta pequena parte que compõe a empresa é fundamental para o seu bom funcionamento além de coerência entre as demais partes, haja vista que assegura os direitos e benefícios dos trabalhadores.

Diferença DP e RH

A principal diferença entre esses setores é a área de atuação, uma vez que o RH é responsável pela mediação de conflitos, diversidade e relações humanas existentes na empresa, atuando de acordo com os valores e a cultura organizacional da instituição. 

Já o DP, como visto anteriormente, atua no setor burocrático das relações entre trabalhador e empresa, gerenciando documentações e alinhando as atitudes da empresa às normas e regras propostas pelo Ministério do Trabalho.

Te vejo no próximo post!

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