Descoberta da vocação: Como o autoconhecimento pode ajudar?

autoconhecimento, por exemplo, é um deles, e está diretamente relacionado ao processo de tomada de decisão.

Isso porque leva a um profundo entendimento sobre o próprio perfil e as diferentes áreas da vida que merecem mais atenção. Na sequência, falaremos sobre como ele pode ser útil na prática.

Dificuldades na descoberta da vocação

Para entender como o autoconhecimento faz diferença, é importante compreender as principais dificuldades na escolha da vocação. A lista, no entanto, não é das mais extensas, embora a solução tenha demanda de muita dedicação.

Entre as maiores dificuldades, por exemplo, podemos destacar o medo do fracasso e o desconhecimento das próprias motivações. As duas, porém, estão diretamente relacionadas, de modo que podemos até dizer que uma é consequência da outra.

Em outras palavras, é como se essa falta de conhecimento sobre o que motiva, fosse um dos responsáveis pelo medo. Os dois juntos, por consequência, podem levar a uma estagnação na vida profissional.

Isso, naturalmente vai na contramão do que é esperado por quem deseja um crescimento na carreira. Felizmente, porém, o autoconhecimento tem potencial para romper essas barreiras.

Como o autoconhecimento pode ajudar?

De modo geral, podemos definir o autoconhecimento como uma espécie de raio-x do perfil pessoal.

Trata-se da busca por um profundo conhecimento sobre si mesmo, as próprias características, motivações e até sentimentos.

Esse tipo de exercício ajuda a mapear os valores pessoais e a traçar um perfil. Além disso, quem se submete a praticá-lo e o faz por meio das ferramentas ideais, consegue desvendar competências capazes de conduzir ao sucesso.

Na prática, portanto, esse profundo conhecimento do “Eu interior”, deixa claro quais são as motivações e como alcançá-las. Como consequência disso, o medo é minimizado, pois há uma clareza sobre o real potencial e o que pode ser conquistado.

Para quem deseja seguir esse caminho, a boa notícia é que hoje existem boas plataformas de assessment que ajudam no processo. Um claro exemplo disso somos nós aqui da C-VAT Brasil.

Somos uma empresa especializada em soluções assessment e que tem como foco a Auto Imersão, estratégia infalível na busca pelo autoconhecimento.

Como a C-VAT ajuda na busca pelo autoconhecimento?

Administradora da plataforma conhecida como ferramenta de assessment do século, a C-VAT atua no fortalecimento de perfis pessoais. Por consequência, ajuda a capacitar o mercado de trabalho ao fomentar a carreira de diferentes profissionais.

A lista de quem se beneficia com isso inclui desde terapeutas e coaches, até gestores de RH, empresários e profissionais liberais.

Isso acontece porque pode ser utilizada para diferentes objetivos, tais como Orientação Vocacional, Processos de Coaching e aconselhamento, dentre outros.

Leia também: O Coaching como um Negócio

Dito isso, se você deseja realmente potencializar a busca pelo autoconhecimento, é hora de conhecer melhor a proposta da C-VAT Brasil.

Para tanto, basta clicar aqui para visitar a página do projeto de Auto Imersão que propomos ao mercado.

Em caso de dúvidas, você ainda pode conversar conosco por meio do WhatsApp Chat, também disponível na página.

Tags: autoconhecimento | cvat | cvat brasil | descoberta da vocação | RH | Valores pessoais

Tags: | | |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *