Clima Organizacional x Cultura: entenda a diferença e como medir

Clima Organizacional pode ser definido basicamente como a atmosfera em que funcionários que estão inseridos em uma companhia.

Por isso, diz respeito à sua impressão diante das atitudes, normas, burocracias, ambientes, sentimentos e emoções sobre trabalho e decisões feitas pela empresa.

Como Medir o Clima Organizacional?

O Clima não pode ser medido, pois se trata de um componente da atmosfera trabalhista de uma empresa.

Porém, existe uma série de fatores capazes de estruturar ou melhorar um ambiente organizacional como por exemplo o local de trabalho e a organização, que afetam indiretamente a qualidade de trabalho, a produtividade e a eficiência.

Além disso, gerar engajamento entre os que compõem a rede social da instituição, propor metas alcançáveis e assumir uma liderança positiva e de sucesso são elementos capazes de elevar ainda mais a percepção dos funcionários sobre o clima da empresa.

Qual a diferença de Clima Organizacional e Cultura?

Como visto anteriormente, o Clima Organizacional relaciona-se à percepção dos funcionários sobre a gestão, organização, benefícios oferecidos e comunicação estabelecida da empresa a qual os serviços são prestados.

Por outro lado, a Cultura de uma instituição é o conjunto de valores, pontos de vistas e ideias sobre as quais ela é moldada.

Logo, o Clima Organizacional está diretamente ligado à Cultura, haja vista que engloba questões referentes a percepção dos colaboradores sobre a mesma.

Clima Organizacional Estratégico

Em suma, o Clima Organizacional assume um papel estratégico para que haja efetividade e coerência nas relações assumidas dentro de uma empresa.

Logo, é necessário que haja uma avaliação do posicionamento e dos valores que a companhia pretende cultivar, para que assim os funcionários sejam inseridos e dispostos a compartilhar tais princípios.

Portanto, o planejamento estratégico de um Clima empresarial favorável é fundamental para qualquer instituição que deseja produtividade e alcance de objetivos.

Te vejo no próximo post!

Tags: | | |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *