Análise comportamental: Como isso favorece os resultados na empresa?

Como a Análise Comportamental pode favorecer nos resultados de uma empresa?

Todo mundo possui particularidades, opiniões e principalmente comportamentos diferentes, seja na vida pessoal ou profissional, dentro de organizações.

Entender e saber lidar com essas diferenças de forma exclusiva é fundamental para proveito de toda capacidade do indivíduo, assim, se torna papel indispensável de líderes e gestores conhecerem os diferentes perfis comportamentais para terem discernimento de como agir em cada situação.  

O que é Análise Comportamental?

Análise comportamental é um modelo de avaliação, que tem como objetivo  observar com clareza, qualidades e defeitos, pontos fortes e fracos e virtudes e vulnerabilidades presentes em cada indivíduo.   

Hoje, vamos te mostrar como a análise comportamental potencializa os resultados em diferentes áreas de uma empresa, confira:

Motivação dos colaboradores

Todos os gestores buscam, de modo geral, colaboradores engajados com a organização, e grande parte já entende que isso ocorre na maioria das vezes por meio de recompensas. Isso não quer dizer prêmios em dinheiro, bônus materiais simplesmente (ainda que isso cause o efeito recompensador).

Contudo, o melhor caminho é ter em mãos o perfil comportamental dos colaboradores para identificar a melhor forma de motivar.

Pessoas com tendências a serem perfeccionistas, por exemplo, podem se sentir mais motivadas ao receber um leque de referências para orientar seus projetos. Entender o que pode se tornar motivador para cada tipo de perfil é o trajeto ideal para empresas que buscam uma equipe engajada.

Gestão de pessoas

Gerir pessoas é um dos grandes desafios das organizações.

Sem isso, as empresas sequer podem contar com mínimas metas sendo cumpridas e, assim, devem conhecer a fundo seus colaboradores. Sabemos que a leitura detalhada desses perfis se torna um desafio, mas, por esse motivo, existem referências de análise no mercado, como o teste do C-VAT, livrando o gestor de contar apenas com sua intuição, errando na maioria das vezes.

Tendo essa informação em mãos, o líder sabe como agir com cada colaborador mediante cada situação específica, o que dizer e, talvez, o que não dizer, onde o colocar para desenvolver seu trabalho, como cobrar e reagir, o que fazer para motivá-lo, entre outros fatores.

Diminuição de Turnover

Em meio a rotatividade, é um fato que toda empresa precisa estar com o quadro de colaboradores completo, e quanto mais você reter, menos terá de acionar candidatos para preencher vagas.

A questão é: qual o caminho ideal para reter colaboradores?

Dentre os muitos motivos do turnover organizacional, a falta de análise comportamental antes da aprovação de candidato é um fator decisivo, se não houver fit comportamental com a vaga, cedo ou tarde esse colaborador se desgastará e será desligado por iniciativa própria ou da empresa.

Leia também – Turnover organizacional: O que é e quais os tipos?

A análise comportamental no Brasil

O uso da análise comportamental como estratégia de recrutamento no Brasil é algo pouco utilizado. Ainda muitos focam esforços na busca de bons currículos e quantidade de credenciais técnicas, sem contarem com o fato de que mais vale alguém que veste a camisa da empresa, do que alguém tecnicamente bom que não se relaciona com a cultura.

Gostou do conteúdo? Se você quer conhecer a fundo seus colaboradores, para saber como motivá-los e, potencializar os resultados dos seus colaboradores, conheça o C-VAT, solução ideal para análise comportamental, que identifica 100% do potencial de qualquer pessoa, além de encontrar os valores culturais de líderes e organizações.

Tags: | | | |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *